Vector - Gestão Plena

Vector - Gestão Plena

Vector - Gestão Plena

Vector - Gestão Plena

Vector - Gestão Plena
Você faz gestão de custos hospitalares? Veja como - Vector

Você faz gestão de custos hospitalares? Veja como

Fazer uma gestão de custos eficiente é extremamente importante em qualquer segmento de negócio, principalmente hospitalar, que envolve milhares de itens e uma centena de atividades e especialidades.

Hoje em dia é possível contar com a tecnologia para realizar esse tipo de administração. Pois, há tempos atrás toda a documentação referente às instituições de saúde como prontuários, por exemplo, eram todos arquivados em papel. Ou seja, era mais difícil tabular os dados detalhados dos atendimentos aos pacientes.

Além dos gestores de hospitais estarem atentos à produtividade e qualidade dos atendimentos, eles precisam se preocupar também com as questões relacionadas aos custos. Sejam eles os repasses relacionados aos convênios, compra de suprimentos, instalações, etc.

Por isso, é tão importante contar com sistemas de gestão de custos hospitalares. Assim, é possível otimizar as atividades, tornando mais fácil a gestão como um todo.
Como toda a implantação de sistemas exige investimento e capacitação para quem for utilizar, mas o retorno vale todo o esforço.

Qual é a formação dos custos hospitalares? 
Podemos dizer que os custos hospitalares são constituídos em variáveis e fixos. Os variáveis são custos que mudam de acordo com a quantidade de atendimentos realizados, como por exemplo materiais, medicamentos, próteses, honorários, etc. Já os fixos são custos que não tem (grande) alteração com o aumento ou diminuição da demanda, tais como folha de pagamento, infraestrutura (aluguéis, depreciação, …), energia elétrica, etc.

Além disso, estes custos ainda são divididos em custos diretos (aqueles que são passíveis de alocação precisa a um determinado centro de custos) e indiretos (custos gerais da instituição que precisarão ser rateados através de algum critério específico).

E o custeio por absorção, como ele é aplicado na gestão hospitalar? 
O custeio por absorção é uma técnica de apuração de custos de realiza o rateio dos custos indiretos para os centros de custos através de um critério específico para cada caso.

Além disso, os custos de setores administrativos e auxiliares também são rateados para os centros produtivos segundo outros critérios específicos.

Com isso, é possível ter a visão de custo e rentabilidade de cada setor produtivo, considerando somente o gasto direto para o atendimento dos pacientes, bem como do esforço necessário para cobrir os demais gastos envolvidos para a manutenção da instituição.

Como funciona a gestão de custos de um hospital?
As atividades relacionadas à gestão de custos são basicamente voltadas para organização, determinação e classificação de informações diretamente ligadas aos gastos do hospital. Ao fazer relatórios baseados nesses dados, é possível verificar quais medidas devem ser tomadas em determinadas situações.

Por que fazer Gestão de custos hospitalares?

A gestão de custos de um hospital é voltada para questões relacionadas às despesas em geral. Ou seja, elas podem ser desde custos com materiais de limpeza e escritório, folha de pagamentos, tempo de atendimento, manutenção de equipamentos, entre outros.

As instituições de saúde possuem custos muito particulares, que envolvem produtos, serviços além de custos fixos e variáveis. Portanto, torna o cálculo de precificação, gastos e lucros um pouco mais complexa.

De tal forma que gerenciar de forma assertiva torna-se desafiador para qualquer gestor. Uma vez que, além de ter que processar um grande volume de dados da instituição e dos pacientes, ainda há a gestão de funcionários e atribuições de cada setor.

Uso de sistemas para gestão de custos hospitalares
Existem diversas opções de sistemas com a finalidade de facilitar a gestão analítica dos custos hospitalares.
Ao adotar a implantação de tecnologia como essa é possível determinar e analisar métricas e indicadores de desempenho. Isto é, torna mais fácil a verificação da produtividade e desempenho de cada setor. Ademais, fica viável a diminuição do retrabalho e a exclusão de tarefas obsoletas ou que não geram benefício percebido pelo cliente. Sobretudo, a gestão de custos através de sistemas específicos possibilita o aperfeiçoamento das tarefas, evitar e corrigir possíveis erros e manter em funcionamento o que estiver gerando bons resultados.

Um dos grandes benefícios da gestão de custos hospitalares é poder fazer um controle mais preciso. Ou seja, o gestor consegue distribuir melhor os investimentos, reduzir os custos e apostar em ações que promovam  a capacitação dos funcionários e consequentemente isso se refletirá na melhora dos serviços e atendimentos prestados.

Conheça alguns módulos para gestão de custos que podem ser integrados ao seu sistema hospitalar:

Módulo – Custo por Procedimento 
Um dos mais importantes módulos de sistema na área de saúde, para uma gestão hospitalar eficaz, é o custo por procedimento.
Utilizando procedimentos de coleta e apuração precisa das informações da conta do paciente e seus gastos, o módulo de Custo por Procedimento permite entender e analisar o comportamento das receitas, despesas, rentabilidade e margem de contribuição de cada procedimento realizado no hospital. Mediante esta informação e utilizando uma ferramenta dinâmica de visualização de dados, é possível ter acesso às informações separadas por centros de custos, convênios, especialidades, médicos, etc.

Módulo – Custo Departamental
O módulo de Custo Departamental possibilita a avaliação dos custos por centro de custos através de rateio por absorção. Através da integração com outros módulos do SIGHVector, agiliza a verificação de bases de rateio, custos, receitas  e unidades de produção. Após processamento, produz comparativos entre receitas e despesas, margem de contribuição e ponto de equilíbrio.

Se você quiser saber mais sobre sistemas e módulos focados em gestão de custos hospitalares, clique aqui  e entre em contato com um dos nossos consultores.

Compartilhe nas redes sociais

Comente o que achou:

Shopping Basket